Infelizmente não cumpri o objetivo de registrar com detalhes minha experiência de intercâmbio aqui no blog. Vamos combinar, é compreensível, afinal era tanta coisa para conhecer, viver, fazer, que esse projeto aqui ficou de lado.

Ainda recebo emails, comentários e mensagens de Facebook de gente que viu o blog, que tem dúvidas e que até acha que ainda estou em Giessen. Como uma obrigação com o leitor (se você estiver mesmo aí) e comigo mesma, devo esclarecer que já voltei pra Brasília e fazer um balanço da minha grande viagem.

Regressei ao meu país num sábado quente e ensolarado como nunca mais tinha visto desde minha viagem à Europa. Em meio a lágrimas de alegria ao avistar o formato do avião no solo (minha esplendorosa cidade), desembarquei em terras candangas no dia 4 de março. Mas antes disso, devo dizer, muita coisa aconteceu, especialmente, eu andei bastante pelo velho mundo.

Tive sorte e esperteza de montar uma grade horária de matérias que deixasse os dias de segunda e sexta-feira livres. Então, em meus fins de semana de quatro dias fiz algumas viagens ao estrangeiro: Portugal (Porto, Braga e Guimarães), Itália (Roma), Espanha (Madri), Inglaterra (Londres e Stonehenge) e França (Paris).

Na querida Alemanha, conheci, além do que já foi mencionado em postagens passadas (Frankfurt, Marburg, Kassel, Wiesbaden), Hamburgo, Munique e o fabuloso castelo Neuschwanstein, perto de  Füssen. Voltei à Marburg outras três vezes quando minhas amigas Marília e Carol me visitaram e outras duas vezes quando meu namorado me visitou.

Depois que o semestre de aulas terminou (passei em todas as matérias – ufa!), viajei com minha amiga Marília para marcar outros pontinhos no mapa em quinze dias: Suécia (Estocolmo), a capital alemã finalmente (Berlim), República Tcheca (Praga), Áustria (Viena), Hungria (Budapeste) e Suíça (Genebra). Foram muitos lugares belos, diferentes e inesquecíveis.

De volta à pequenina Giessen, tive um dia para desocupar meu quarto e depois disso fui hospedada pela minha amiga gaúcha Ana Paula. Não tive tempo para me despedir de todos os lugares que queria, mas pude fazer compras, passear e respirar o ar frio alemão por uma das últimas vezes. Que fique gravado que serei eternamente grata a Ana Paula I, não só pela hospedagem, mas também pela amizade, por ter me emprestado a bota de neve que salvou meus pezinhos do frio de Estocolmo e dos outros países, além é claro, por ter me ajudado a levar minhas pesadas malas ao aeroporto de Frankfurt.

Promessa é dívida, não é mesmo? Então, prometo que o resto desse balanço chega ao blog (algum dia). Não consegui nem passar todas fotos para o computador ainda, mas coloco algumas aí em baixo. O resto vem em breve!

beijos beijos

Anúncios

»

  1. Laura disse:

    Ana Paula, deixa eu te perguntar, você tirou um visto nacional normal, ou tirou o visto Schengen? Na verdade, oficialmente os brasileiros não precisam de visto para intercâmbio na Alemanha desde 2009. Como no site da Embaixada diz que o visto nacional permite um único trânsito por um dos países membros do Acordo Schengen., fiquei na dúvida de como seria no caso dessas viagens pela Europa, França, itália, Portugal, Espanha, se poderia haver alguma futura complicação…
    Obrigada.

    • Não tirei visto para ir para lá antes de viajar. Chegando lá, a universidade providenciou junto a prefeitura uma permissão de moradia por motivo de estudos. Com essa permissão, eu podia viajar para qualquer país, quantas vezes quisesse.

  2. Paty disse:

    Ana, amei essas fotos! Reconheci de primeira aquela ali da igreja, é no Porto, não é? Pena mesmo que tu não pôde vir a Coimbra, acho que você teria gostado. Aguardo ansiosa por novos relatos, embora pouco tempo, com certeza muita coisa mudou pra ti… uma experiência dessas causa bastante na vida da gente. Sobretudo espero que tenha acrescentado à sua carreira. Um beijo, e sucesso! :*

  3. Parabéns futura jornalista! O Brasil com certeza será abrilhantado com uma competente e especialista seja em qual área que escolher. abraços.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s