Agora que estou de recesso, pintou uma vontade de registrar algo aqui, então, antes que eu me esqueça, porque já se passou bastante tempo, vou escrever sobre cidades que visitei na Alemanha.

Marburg só posso definir como “uma gracinha”. Eu fui lá com a Tajla (uma amiga que também faz intercâmbio aqui), mas certamente quero voltar lá com meu namorado. A cidade transparece romantismo por toda parte: é cheia de ruas, casas e paisagens antigas e lindas, além de um encantador castelo (o Landgrafenschloss) no alto da montanha. O rio Lahn margeia o lugar e é um charme a parte: nele você encontra cisnes e patos; é possível andar de pedalinho; e há uma “ponte do amor” em que os casais colocam cadeados com seus nomes. A Elisabethkirche (Igreja de santa Elisabeth) é do estilo gótico e vale à pena conhecer. No Klingelhöfer, eu que normalmente não gosto de sopa, comi a melhor sopa da minha vida! Era de abóbora e vinha dentro de um pão redondo delicioso.

Visitei Kassel junto com duas amigas, a Bia e a Tajla. Saindo da Bahnhof (estação de trem), andando mais um pouco, a gente encontra o Fridericianum Museum e andando na mesma direção está o Orangerie Museum – todos dois são bonitos e tem paisagens lindas ao redor. Em Kassel também encontrei cenário belos visitando o monumento do Herkules e os castelos Löwenburg e Wilhelmshöhe – a caminhada é longa, já que o Hérkules fica no alto de uma escadaria enorme, mas compensa. Duas coisas que não tive tempo de ver foram o Planetário e o Museu dos Irmãos Grimm (eles eram de lá) :/.


Wiesbaden é a capital do estado de Hessen e nunca vi paisagem de outono tão colorida quanto a de lá. A arquitetura tem muita influência do Império Romano, que dominou a região no passado. Fonte de águas termais – algumas com cheiro de enxofre –, Wiesbaden é famosa por spas e piscinas, e os antigos soldados romanas já iam lá se divertir nas águas quentes. No centro da cidade, é fácil encontrar o Kurhaus, um antigo SPA que hoje abriga um cassino, e ao lado fica o Staatstheater Wiesbaden, o teatro da cidade. No centro também fica a igreja neo-gótica Marktkirche, o Nerotal Park (que tem um lago lindo e é ótimo para caminhar) e o maior relógio cuco do mundo (Die Größte Kuckucksuhr der Welt) – que nem achei lá essas coisas. A igreja russa ortodoxa de Saint Elizabeth é um dos monumentos mais conhecidos e é realmente linda. A parte chata é que há uma placa que diz “turistas não são bem vindos”. Essa igreja fica ao lado do Neroberg, em que há uma vista panorâmica da cidade.

O bom de viajar na Alemanha e na Europa no geral é que o transporte tem qualidade e é sempre fácil encontrar um centro de informações para turistas, por mais “fim do mundo” que seja (como Giessen).

Obs.: Leu? Encontrou algum erro ou quer sugerir algo? Fico feliz se me deixar um comentário – pode falar mal de mim, mas me dá um toque também, por favor.

Beijos

»

  1. Lucia Winther disse:

    Olá Ana Paula,
    Por acaso, encontrei seu artigo “A mídia faz da notícia um espetáculo”. Concordo plenamente! O escritor L. Ron Hubbard descreve os “mercadores de caos” no livro Scientology: Uma Nova Perspectiva Sobre a Vida. Seu texto é uma rendição moderna do assunto. Parabéns!

  2. Paty disse:

    Ana, tu já voltou ao Brasil? Como é que estão as coisas? Recém abri o blog sobre Coimbra também, hahaha! Acho que é uma experiência boa, ajuda a externar o tanto de informação e coisas novas que vemos. Adorei as fotos desse post, nem eu nunca vi um outono tão bonito. Espero que volte a escrever, acredito que deve ter acontecido mais coisas, merecedoras de compartilhamento. Beijos!

    • Querida Paty, voltei ao Brasil no dia 4 de março. Com certeza é muito bom escrever um blog, gostaria de ter dedicado mais tempo a esse meu aqui enquanto estava no intercâmbio. Aconteceu tanta coisa depois disso que nem sei se ainda consigo compartilhar tudo, mas tentarei. Passarei pelo teu blog! Obrigada e boa sorte. beijo

Comente!

