Gießen não é uma cidade alemã famosa da qual todos já tenham ouvido falar, muito menos eu, antes de ser selecionada para o intercâmbio. Desde que fui aprovada, tenho pesquisado o que pude sobre essa região e vou contar aqui algumas “informações técnicas” junto com minhas impressões. Neste post eu já tinha contado um pouco do lugar.

Ficha técnica: É conhecida como “Universitätsstadt Gießen”, ou seja: cidade universitária Gießen. Possui cerca de 75 mil habitantes, dos quais 30 mil são estudantes universitários – a maior densidade de estudantes de toda a Alemanha. Localizada no estado de Hessen (região central do país), é localizada as margens do rio Lahn. O nome da cidade pode ser traduzido grosseiramente como “derramamento/fundição” – e se deve pela posição geográfica perto de lagos e rios. Apesar de ser uma cidade bem antiga – remonta de 775 d.C. – não aparenta ser tanto assim, porque um bombardeio em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, destruiu quase toda a cidade que teve que ser reconstruída.

Minhas impressões: É uma cidade pequena, o que vejo como vantagem, já que, quanto menor, mais fácil a locomoção. As ruas são limpas, as calçadas são bonitinhas, não há engarrafamento e muita gente anda de bicicleta. Por ser uma urbe pequena, vejo e revejo os mesmos rostos nos ônibus, na universidade, nas lojas etc. – é muito mais fácil encontrar conhecidos nas ruas do que em Brasília, por exemplo. Há muitos velhinhos e muitos casais deles, que são muito fofos! Andam de mãos dadas ou abraçados, colocam pedaço de comida um na boca do outro, um amor.

Transporte: Os ônibus são confortáveis e modernos, o motorista controla o trajeto e as passagens com um computador de bordo, a estrutura do veículo se abaixa para que os passageiros não tenham que subir um degrau muito alto, não há catraca… Transporte público bem organizado e pontual.

Animais: É muito raro ver animais de rua, já vi pouquíssimos gatos por aí, mas de tão gordos que eram, duvido muito que não tinham dono. Muita gente tem cachorro e os caninos entram em lojas, restaurantes, andam de ônibus e trem (os donos pagam passagem por eles), e são muito comportados. Apenas uma vez vi um cão latir num shopping, mas foi um caso a parte. É muito mais prático ter esse bicho de estimação nas cidades alemãs já que não é necessário reservar um horário do dia para cuidar dele, o cachorro realmente faz parte da sua vida e lhe acompanha nas mais diversas atividades.

Pessoas: A maior parte das pessoas é acolhedora e prestativa – bem mais que uma vez me ofereceram ajuda, ao perceberem que eu tinha cara de quem estava perdida, por exemplo. Nas aulas, ao saberem que sou intercambista, outros alunos perguntam se preciso de algum tipo de ajuda para me adaptar. Aqui encontro literalmente pessoas do mundo todo, já conversei com gente de países como Turquia, Espanha, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Brasil, Japão, China, Cazaquistão, Uzbequistão, Marrocos, Rússia, Polônia, Itália, Índia, Jordânia, Camarões, França e outros. A multiculturalidade é um ponto que me agrada muito.

Algo marcante e negativo é o cheiro: no ônibus, na universidade, na rua, nas festas, no meu andar, sempre há cheiro de suor e cc. Não há uma vez que não se sinta esse odor típico de falta de banho e de desodorante. É claro que não é todo mundo que fede, mas é tão forte que até penso que sou eu ou que só eu estou sentindo, pois parece que para todos isso é normal. Onde eu moro, compartilho banheiro (dois vasos sanitários e dois chuveiros) com outras 12 pessoas e pensei que haveria muita fila para tomar banho. Que nada! Está sempre vazio, muito raro alguém ir se lavar.

Culinária: Na cidade, um prato comum é o döner ou gyros – um espeto giratório de carne que é cortada antes de ser servida. É uma especialidade turca que vai em sanduíches, com batata frita e repolho e com o que mais quiser. O chucrute que é na verdade sauerkraut (apesar de não ter nada a ver com o nome que os brasileiro dão) é uma conserva de repolho que é servida em muitos lugares – no Mensa (restaurante universitário) e em outros restaurantes. E a salada de repolho também é bem comum. Outra atração é um molho de iogurte delicioso que vai bem com tudo. O principal carboidrato é a batata, principalmente frita. As lingüiças e salsichas estão presentes e há muitos sanduíches com elas (normalmente tão grandes que ficam para fora do pão) – mas desses sanduíches ainda não provei. Em tudo que comi por aqui, o tempero é bom, mas bem forte e se usa muito mais pimenta que no Brasil. Comi umas sopas ótimas também, uma delícia no frio.

Clima: Agora estamos no inverno, então as folhas secas estão por toda parte, é frio, mas não é insuportável e existem dias mais quentes. Quando a neve chegar é que vai ser outra história: segundo moradores, chega a -10°C e a altura da neve chega a uns 30 cm. Para quem nunca viu a neve, estou com medo de passar muito frio, mas estou ansiosa por conhecer um tipo de clima que eu nunca vi.

Tá bom já né?

beijos

»

  1. Patrícia Cozer disse:

    Olá Ana!
    Vim parar aqui através do link disponível no site Gosto de Ler, e adorei. Estou vivendo pela primeira vez experiência fora de casa também, mas em Portugal, e me identifiquei com vários dos seus posts. Uma professora me aconselhou a fazer assim também, abrir um blog e descrever como está sendo minha vida por aqui, mas ainda não me sobrou tempo pra parar e organizar isso com calma… adoro blogs, já fiz e fechei vários por falta de atualizações. Nunca tive um no wordpress.com, fui ver o site e estou super confusa, mas me parece, apesar de tudo um pouco mais organizado que blogspot.com, por exemplo. O que você me diz? E quanto ao template, como faz pra gente colocar fotos nossas? O seu está lindo!

    Te desejo muita sorte e força aí, sei bem o que é sentir toda essa saudade de família e namorado, mas temos que pensar no nosso futuro também, não é? Apesar de todas as dificuldades, é uma oportunidade de ouro essa que estamos tendo, então devemos aproveitar. Beijos!

    • Oi Patrícia, que legal que você também faz intercâmbio na Europa!
      Então, para usar, o blogspot é mais fácil na verdade, e te dá muito mais opções para mudar o layout, por exemplo. No wordpress você tem que escolher um modelo e fica limitado as opções que ele oferecer. Mas um endereço wordpress tem sido mais bem visto ultimamente… Esse é meu primeiro blog no wordpress também, então ainda estou aprendendo haha. Para colocar foto sua, você deve escolher um template que permita isso, por isso na hora de aplicar um, leia bem os detalhes sobre ele 😉

      Obrigada, também te desejo toda a força nessa experiência que, sem dúvidas, é única! Beijo

  2. Gabi disse:

    Priiiiiiiiima;.

    Só agora que eu vi esse blog seu!

    AMEI, vou ler sempre pra saber como anda sua vida na Alemanha.

    Saudades…. amo tu ❤

  3. Amanda Carvalho disse:

    Nossa dá muita vontade de ir pra ai.. eu amo esse blog seu… me sinto ai com vc Ana. Queria ter ido a sua despedida pra te dar nem q fosse um chaveirinho para vc lembrar de mim ai 🙂 Continue a escrever e toda sorte do mndo 🙂 bjs

  4. noemia disse:

    Muito interessante,vc será uma ótima jornalista,pela riqueza de detalhes que vc conta as coisas,ja vi que vai ser das boas.Continue aproveitando e mandando noticias.Só assim eu fico conhecendo um pouco deste pais.bj

Comente!

