A grande novidade dessa vez é que comprei minhas passagens (de ida e volta) pra Alemanha! Eu vou para o aeroporto de Frankfurt que é o mais próximo de Giessen, mas faço escala em Lisboa antes. Eu já estava olhando preço de passagens faz tempo, olhei na Decolar.com e tinha algumas bem em conta, mas ouvi boatos de gente que se deu mal com essas passagens e resolvi me garantir comprando em uma agência de viagens mesmo. Daí eu olhei na Clan Turismo e em mais algumas outras agências de Brasília até que resolvi visitar a STB (Student Travel Bureau).

Eu sabia que a STB era uma agência de intercâmbio e que tinha alguns descontos para estudantes. Enfim, acho que valeu a pena, eu e minha mãe fomos bem atendidas e já saímos de lá com a passagem adquirida – a companhia aérea é a TAP Portugal. O preço total (ida+volta) foi de 912 dólares + taxas. Passando para real ficou um total de R$ 1778, isso já com desconto para estudante. A ida ficou marcada para 4 de outubro  às 17h e a volta para 2 de março de 2012.

Coincidência de sorte: uma aluna da UnB de jornalismo (a Tajla) que também vai fazer o intercâmbio lá vai no mesmo voo que eu, bom que assim pelo menos eu não vou chegar lá sozinha 😉

Eu já descobri também quanto eu posso levar de bagagem. É diferente para ida e volta, sabe-se lá por que.

Bagagem Ida Volta
De mão 1 mala até 6 kg. As dimensões totais da mala não deverão exceder os 115 cm.  1 mala até 6 kg. As dimensões totais da mala não deverão exceder os 115 cm. 
De carga 2 peças de bagagem de 32 kg cada. As dimensões totais de cada mala não deverão exceder 158 cm. 2 peças de bagagem de 23 kg cada. As dimensões totais de cada mala não deverão exceder 158 cm.

O atendente da STB, Pedro, me deu várias dicas para o voo, que, afinal, será bem longo: levar um travesseiro, tampões de ouvido de silicone e beber vinho (a TAP serve no avião) para poder dormir. Outra coisa que eu fiz lá na STB foi tirar minha carteirinha de estudante internacional – em menos de cinco minutos, só precisei de uma foto 3×4, minha carteirinha da UnB e o comprovante de frequência (ah é) e pagar a taxa de 40 R$. Ela vale no mundo todo e oferece descontos especiais (no Brasil mesmo já descobri alguns lugares com vantagens).

Também vou fazer um seguro de viagem pela STB, já olhei os preços e tudo e vou fazer para mais perto da data da viagem, deve ser no dia 12 de setembro. Eu vou fazer por apenas um mês porque a exigência em Giessen é de um seguro alemão, nem adianta fazer aqui, eu vou fazer só para me precaver.

Tem muito mais coisa que preciso registrar aqui: acabou meu primeiro mês de aula de alemão (conteúdo equivalente a 1 semestre de aula normal – o meu é intensivo e particular), terminei na última terça um curso de culinária – pra não morrer de fome lá -, recebi uma proposta de estágio em Giessen e recebi várias dicas de quem já está em Giessen. Acompanhe nos próximos posts!

Bis morgen!

Comente!

