Duas novidades do intercâmbio chegaram semana passada: a reserva da minha acomodação e a confirmação de um curso de alemão!

Acomodação

Prédios do Eichendorffring

Vou morar num Hall of Residence da Uni-Giessen, o Eichendorffring. A maioria dos quartos é individual, mas há opção de alguns quartos duplos (que são maiores), para quem assim preferir. Meu espaço será um quarto individual de 12m² (no 5º andar) com cama, armário, escrivaninha e pia. O quarto tem circuito para internet, TV e telefone (mas não tem nenhum desses equipamentos). Cada andar tem uma média de 15 quartos, e cada piso compartilha banheiros (há uma faxineira que limpa) e cozinha (com armários para cada morador guardar suas comidas).

O bloco Y (tem elevador)

Cinco prédios (num total de 750 camas) compreendem o Eichendorffring (eu vou morar no bloco Y). Nesse prédio há uma lavanderia (você paga em dinheiro por meio da carteirinha da universidade), o quarto do zelador, um escritório/minibiblioteca, uma sala e máquinas de vender bebidas. O aluguel é de 224 euros por mês (confesso que esperava mais barato que isso). Fica perto de alguns prédios da Universidade (Philosophikum I e II) e a cinco minutos da estação de metro. Algumas fotos de um quarto de lá:

Quarto – cama
Quarto – pia e prateleira
Quarto – Escrivaninha

Curso de alemão

Terei aulas de alemão duas vezes por semana, das 18h15 as 19h45, toda terça e quinta-feira, de 25 de outubro a 9 de fevereiro. Antes do curso, eu vou fazer uma prova de nivelamento pra ficar numa turma que tenha o mesmo conhecimento na língua que eu (quase nada). Como sou aluna de intercâmbio, o curso é gratuito pra mim 😉

Custos

224 euros do aluguel + uma média de 80 euros do seguro saúde + uns 200 euros de alimentação/diversão (calculado com base em colegas que estão lá e informações da universidade) = uma média de 500 euros/mês.

Beijos

»

  1. Fellipe disse:

    Olá.
    Pretendo fazer intercâmbio para a Alemanha e estive pesquisando sobre Giessen e tive a feliz coincidência de encontrar o blog de uma intercambista que, além de ser da minha universidade, também é do meu curso. 🙂
    Então, num outro post você disse que a universidade banca os gastos com acomodação. Isso é verdade? Se sim, como funciona?
    E você está conseguindo suprir seus gastos com o que estipulou (500 euros)?
    Abraço e bom intercâmbio!

    • Oi Fellipe! Que bom saber que você também vem para cá. Você é de que semestre?

      Então, sobre sua pergunta, acho que você se enganou. A universidade oferece acomodação, mas a gente tem que pagar o aluguel todo mês. Tem muitos colegas meus que moram em república também. Você tem a opção de escolher a acomodação da universidade ou procurar outro lugar. Olha, eu consigo me mantar com uma média entre 500 e 600 euros por mês – isso se for só para viver, agora os gastos que tenho maiores, e que não contam nesse total, são com viagens (desde que vim para cá, já fui para Portugal, Espanha, Itália e outros lugares dentro da Alemanha).

      Boa sorte na sua vinda. E quando você vem para Giessen? Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar.
      Abraço!

Comente!

