A primeira vez que ouvi falar de intercâmbio eu tinha uns 11 anos, foi quando a filha de um casal amigo dos meus pais foi para a Índia. No ano seguinte (2004) comecei a fazer inglês na Cultura Inglesa e lá rolava muito papo sobre intercâmbio: indicavam que os alunos fizessem curso de inglês no exterior, fossem morar com uma família inglesa ou fazer um ano do ensino médio lá. Foi nessa época que me interessei pelo assunto. Depois que comecei a fazer jornalismo, minha amiga Marília me contou da opção de fazer intercâmbio pela UnB e resolvi arriscar. Já tinha pensado em países de língua inglesa e espanhola apenas, apesar disso, estou animada com a Alemanha.

Fui selecionada pela INT no dia 20 de abril, a convocação foi no dia 25 e entreguei os documentos para me candidatar para a Justus-Liebeg-Universtät-Giessen no dia 27. A minha carta de aceitação chegou no dia 6 de julho. Desde que fui aprovada, eu tirei passaporte; fui à embaixada da Alemanha, onde comprovei que estudarei em instituição de lá e minha mãe assinou um documento comprovando que ela pode arcar com meus custos na Europa; e comecei um curso de alemão.

As informações básicas do intercambio estão a seguir.

A universidade de destino

Prédio principal da Universidade de Giessen

A Justus-Liebeg-Universtät-Giessen (JLU) foi fundada em 1607, na cidade de Giessen. Segundo sua cartilha, é uma instituição que preza pela “internacionalização”: troca de conhecimentos entre os países, por meio de programas de mobilidade, cooperação e pesquisa. Para os estudantes de intercambio, oferece, além das aulas, curso de alemão gratuito e acomodação paga. No começo do semestre, os estudantes pagam uma taxa de 200 euros que permite andar de graça em todos os trens e ônibus dentro do estado.

Conta com:

– Mais de 24 mil estudantes (desses, mais de 1800 são estrangeiros), 340 professores e 4090 funcionários.

– 5 grupos de pesquisa e 10 centros de pesquisa (incluindo um de comunicação social e interatividade).

– 11 faculdades: Direito; Administração e Economia; Ciências Sociais e Estudos Culturais (essa é a minha); Historia e Estudos Culturais; Linguagem, Literatura e Cultura; Psicologia e Ciência Esportiva; Matemática e Ciência da Computação, Física e Geografia; Biologia e Química; Ciências da Agricultura, Nutrição e Gestão Ambiental; Medicina veterinária; e Medicina.

– Duas opções de formação: Bacharelado (3 anos) e Mestrado (2 anos).

– Acordos de cooperação e intercambio com mais de 200 universidades em todo o mundo.

– Um calendário bem diferente: o ano acadêmico começa no meio de outubro e vai até o meio de fevereiro – é o Winter Semester (semestre de inverno). O Summer Semester (semestre de verão) vai de abril a julho.

A cidade de Gießen

Visão aérea de Giessen

A origem da cidade remonta de 775 d.C. e, durante a Segunda Guerra Mundial, abrigou um campo de concentração. Em 1944, um bombardeio destruiu cerca de 80% da cidade, incluindo a maioria dos edifícios históricos da cidade. Giessen é a cidade com maior densidade de estudantes de toda a Alemanha – tem 30 mil de um total de 75 mil habitantes. Fica a 60 km (45 minutos de trem) de Frankfur, no estado de Hessen. É rodeada por montanhas, fica no vale Lahn e a beira do rio Lahn.

Para entender melhor a localização do estado de Hessen e da cidade de Giessen, dê uma olhada nos mapas:

Mapa da Alemanha

Mapa de Hessen

Tschüss!

»

  1. Luiza disse:

    Oi, Ana Paula!! Seu blog é muito interessante! Pena que vc não pode compartilhar mais durante a viagem..o que é super compreensível, pois o mais importante é aproveitar né!! Sou estudante da UnB tb e tenho interesse em fazer intercâmbio em Giessen…vc sabe informar as questões de moradia, eles realmente oferecem gratuitamente para os alunos de intercâmbio? Como foi essa xperiência para vc? Muito obrigada!! Beijos

    • A experincia uma maravilha! Aprendi, viajei e conheci mt gente. Mas moradia no de graa no! A uni oferece, mas a gente tem que pagar aluguel.

  2. Gießen « disse:

    […] essa região e vou contar aqui algumas “informações técnicas” junto com minhas impressões. Neste post eu já tinha contado um pouco do […]

Comente!

