A seleção da INT

A Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB abre vagas de intercâmbio em universidades com acordo com a UnB todo semestre para universidades de língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa. No site há várias fotos de pessoas sorridentes, mas não se deixe enganar, você não vai sorrir muito com as pessoas de lá.

Às vezes, parece até que os funcionários não querem que você faça o intercâmbio, pelo tanto que não “assessoram” você (dificuldades para estar no local de trabalho, responder por email e por telefone. Mas há alguns poucos bons funcionários também – depende da sua sorte). Mas acostume-se, num intercâmbio é você que tem que se ajudar. Dicas:

  • Acompanhe o site, é lá que são divulgados os editais de intercâmbio que abrem a cada semestre. As condições para concorrer a uma vaga de intercâmbio: ter cursado pelo menos 40% do curso e no máximo 90%; ter IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) igual ou superior a 3; ter certificado que comprove proficiência no idioma da universidade de destino.
     
  • A INT pede muitos documentos (mais do que a universidade de intercâmbio pediu pra mim, por exemplo): formulário de candidatura, curriculum, histórico escolar, carta de recomendação de um professor da UnB (vale a pena ser amiguinho de pelo menos um professor ;D) – tudo isso com tradução para língua desejada. O resto dos documentos é: cópia de identidade/passaporte, certificado de proficiência no idioma escolhido, declaração dos pais ou candidato que comprove que terá como arcar com os custos no país de destino.
     
  • Se você participa ou participou de projeto de extensão, projeto de pesquisa, programa de educação tutorial, empresa júnior, estágio ou monitoria peça sempre um comprovante/certificado, pois esse tipo de experiência (que deve ser comprovada) conta pontos para a seleção. Seminários, cursos na área de estudo, apresentações, reportagens e artigos científicos publicados também valem ponto (e tudo você deve comprovar). Cada item desses vale é avaliado de acordo com o edital e há limite para cada um que somados com o IRA (no máximo 5) totalizam até 20 pontos. Minha mãe sempre me disse “tudo que você fizer, peça certificado, um dia você ainda vai precisar”. Eu devia ter ouvido porque eu tive que correr atrás de certificado de tudo que fiz em cima da hora e nem consegui comprovante de tudo.
     
  • Depois de entregar todos os documentos (costuma ter fila, não deixe para a última hora), resta esperar o resultado. O próximo passo, caso seja selecionado, é entregar os documentos para pedir uma vaga na universidade escolhida. Depois é só esperar a carta de aceitação.
     
  • Cuidado: ser aprovado não garante o intercâmbio! Só faz quem é selecionado pela universidade de destino, e recebe a carta de aceitação. A INT por aí a fora, assim como a própria UnB, tem uma imagem linda, mas por dentro é cheia de encanamentos quebrados. No semestre passado, muitos alunos foram prejudicados porque a INT perdeu prazos de acordos com universidades do exterior (segundo os funcionários, por conta da greve do ano anterior e por casa do suposto alagamento no local. Engraçado que, na época do alagamento da UnB, fui a INT e estava tudo bem. Além disso, cada funcionário apresentou uma versão, o que mostra os canos quebrados).

Como foi comigo: Para concorrer à vaga numa universidade de língua inglesa, eu entreguei todos os documentos solicitados. Para o idioma: 4 certificados da Cultura Inglesa, 2 comprovantes de aprovação na prova de proficiência (I e II) em língua inglesa da própria UnB.

Para os pontos, entreguei comprovantes de participação na Facto (empresa júnior), no SOS Imprensa (projeto de extensão), no Politeia (projeto de extensão), no CDT (estágio). De produção: matérias publicadas na revista do CDT, no SOS Impresso, no site da FAC. Não lembro se teve mais alguma coisa, mas eu não sabia que valia imprimir algo publicado na Internet, perdi a chance de ganhar mais pontos com isso. Os alunos de Comunicação têm a vantagem de publicar muita coisa, acho que isso acaba afetando as notas.

Meu IRA (4,5426 de 5) + 12 pontos (de 15) = 16,5426 (o que me deixou em oitavo lugar na classificação geral).

Para saber mais sobre a INT e as seleções, acompanhe o site, visite as áreas e veja os editais de intercâmbios passados, devem ajudar você a se guiar para o próximo.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s